terça-feira, 13 de novembro de 2012

Jogo do 12

0 comentários


JOGO DO 12
         Para o jogo do 12 são necessários dois dodecaedros, para cada grupo de alunos, os objetos para contagem( palitos, grãos, etc.) e o gráfico de registro, para cada aluno.
         A turma deve ser dividida em grupos, de quatro alunos. Cada aluno recebe 12 objetos para iniciar o jogo e no centro da mesa, deve ficar um recipiente com o restante dos objetos que servirá como banca.
         O primeiro jogador joga os dois dados e verifica a quantidade resultante da soma das duas faces voltadas para cima.
         Se a soma for superior a 12, o aluno “ganha” esta diferença para seu montante de objetos, podendo pegar tal quantidade da banca e agregá-la aos que já tem, porém se for inferior, deverá “pagar” para a banca esta diferença, retirando esta quantidade de seus materiais e devolvendo para o recipiente no centro da mesa.
         Ao iniciar o jogo o aluno marca no gráfico o ponto de saída, que será igual para todos, ou seja, o 12 e depois de cada jogada o aluno deve registrar no seu gráfico o ponto que determina a quantidade de elementos que possui naquele momento.
         Depois de dez rodadas verifica-se qual jogador terminou o jogo com mais saldo de objetos e traçam-se as linhas no gráfico.

         Uma atividade interessante, posterior ao jogo, seria embaralhar todos os gráficos e distribuir aleatoriamente para os alunos da turma, pedindo que a partir da análise do mesmo, os alunos consigam traduzir em uma sequência de adições e subtrações o que aconteceu no jogo do aluno que aquele gráfico representa. Por exemplo: 12 + 4 – 2 + 10 – 12 – 4 + 6 + 7 + 5 – 8 + 3 = 21

         Outra sugestão seria uma ficha didática a partir deste jogo, fazendo o movimento inverso da atividade anterior. Entrega-se para o aluno uma sequência de adições e subtrações para que sejam traduzidas em gráfico.