Jogo Trilha das Equações
Para jogar a "Trilha das Equações",
precisamos de uma folha com a trilha, as 26 cartas, 1 dado e marcadores(
botões, tampinhas de canetinhas, etc).
Este jogo é para ser realizado em grupos, de preferência de 4 jogadores. Os jogadores combinam quem vai ser o primeiro e em que ordem cada um jogará. O primeiro jogador lança o dado e "anda" pela trilha, com seu marcador, o número de casas do dado. Após, observa em que número da trilha ficou seu marcador, pega a carta deste número e segue as orientações desta carta. Depois é a vez do segundo jogador e assim por diante, até que alguém alcance a "chegada". Este será o ganhador. Os outros jogadores devem continuar jogando para ver quem será o segundo, terceiro e quarto lugares.
Este jogo é para ser realizado em grupos, de preferência de 4 jogadores. Os jogadores combinam quem vai ser o primeiro e em que ordem cada um jogará. O primeiro jogador lança o dado e "anda" pela trilha, com seu marcador, o número de casas do dado. Após, observa em que número da trilha ficou seu marcador, pega a carta deste número e segue as orientações desta carta. Depois é a vez do segundo jogador e assim por diante, até que alguém alcance a "chegada". Este será o ganhador. Os outros jogadores devem continuar jogando para ver quem será o segundo, terceiro e quarto lugares.
As cartas que já foram resolvidas
por algum jogador devem voltar para o monte, pois outro jogador pode acabar
"caindo" naquele mesmo número da trilha. Após o jogo, sempre é bom
propor algumas atividades sobre ele, pois aquele aluno que estava "jogando
só por jogar", sem pensar, acaba tendo que refletir sobre o trabalho
proposto neste jogo.
Cartas:
1)
Verifica se -2
é raiz da equação:
Se é, avança 3 casas ou, em caso
negativo, permanece no lugar.
|
2)
A equação:
É uma equação do 2º grau? Se é, permaneça no lugar,
caso contrário, avance 2 casas.
|
3)
Resolve a
equação:
Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta
desta soma.
|
4) Resolve a equação:
Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta
desta soma.
|
5) Resolve a equação:
Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta
desta soma.
|
6) Resolve a equação:
Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta
desta soma.
|
7) A equação:
Possui um único número real como raiz. Descobre qual é e
avança o mesmo número de casas desta raiz.
|
8) Quando |
9) A equação:
Tem duas raízes reais e iguais, ou seja, um único número real,
como raiz. Avança o mesmo número de casas desta raiz.
|
10) Resolve a equação:
Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta
desta soma.
|
11) Resolve a equação:
Avança o mesmo número de casas da menor raiz desta equação.
|
12) Resolve a equação:
Avança o mesmo número de casas da menor raiz desta equação.
|
13) Verifica se “ – 3” é raiz da
equação;
Se é, avança 3 casas. Caso contrário,
permanece no lugar.
|
14) Verifica se “ – 6” é raiz da
equação;
Se é, avança 3 casas. Caso contrário, permanece no lugar.
|
15) Verifica se “ – 4” é raiz da
equação;
Se é, avança 3 casas. Caso contrário, permanece no lugar.
|
16) É verdade que se
|
17) Resolve a equação:
Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta
desta soma.
|
18) Determina os números que somados dão “-2” e
multiplicados resultam em “-8”. Avança o mesmo número de casas do maior
destes números.
|
19) Determina os números que somados dão
“1” e multiplicados resultam em “-20”. Avança o mesmo número de casas do
maior destes números.
|
20) Verifica se “ – 5” é raiz da
equação;
Se é, avança 2 casas. Caso contrário, permanece no lugar.
|
21) Determina os números que somados dão “6” e
multiplicados resultam em “5”. Avança o mesmo número de casas do menor destes
números.
|
22) Verifica se “ 9” é raiz da equação;
Se é, avança 2 casas. Caso contrário,
permanece no lugar.
|
23) Resolve a equação:
Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta
desta soma.
|
24) Resolve a equação:
Avança o mesmo número de casas da menor de suas raízes.
|
25) Resolve a equação:
Avança o mesmo número de casas da menor de suas raízes.
|
26) Resolve a equação:
Avança o mesmo número de casas da sua maior raiz.
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Trilha:
INÍCIO
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1
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2
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3
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4
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5
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10
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9
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8
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7
|
6
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11
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12
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13
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14
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15
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16
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17
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22
|
21
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20
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19
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18
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23
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24
|
25
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26
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CHEGADA
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Sugestão de Atividades sobre a “Trilha das Equações do
2º Grau”:
1)
Um aluno pegou a carta que dizia: Verifica se
-2 é raiz da equação:
Ele ficou no
lugar. Ele está certo ou errado? Por quê? Prova, com teus cálculos:
2)
Um aluno pegou
uma carta que dizia:
A equação:
A equação:
é uma equação do 2º grau? Se é, permaneça no lugar, caso contrário, avance 2 casas.
Ele avançou as 2 casas. Ele está certo ou errado? Por quê?
3)
Um aluno pegou
uma carta que dizia: Resolve a
equação:
Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.
Ele avançou 5 casas.
Ele está certo ou errado? Quais são as raízes desta equação?
4)
Um aluno pegou a carta
que dizia: Resolve
a equação:
Ele avançou
2 casas. Ele está certo ou errado? Quais são as raízes desta equação?
5)
Um aluno pegou a
carta que dizia:
Quando o > 0, a equação possui quantas raízes reais e
diferentes? Avança o mesmo número de casas da sua resposta.
Ele andou 1
casa. Ele está certo ou errado? Por quê?
6)
Um aluno pegou a
carta que dizia: Resolve
a equação:
Avança
o mesmo número de casas da sua maior raiz.
Ele não sabia o que iria fazer porque sua resposta foi x=1/2. Ele está
certo ou errado? Por quê?
7)
Um aluno pegou a carta
que dizia:
É verdade que se =
0, a equação possui 2 raízes reais e iguais, ou seja, um único número real como raiz? Se é verdade,
avança 3 casas, caso contrário, permanece
no lugar.
Ele
avançou permaneceu no lugar. Ele está certo ou errado? Por quê?
8)
Um aluno pegou a
carta que dizia:
Determina os
números que somados dão “1” e multiplicados resultam em “-20”. Avança o mesmo número de casas do maior
destes números.
Ele avançou 5
casas. Ele está certo ou errado? Por quê?
Atividades elaboradas por Leila de Souza Mello
Amei seus trabalhos tem como enviar para meu emeio
ResponderExcluirGostei muito do seu trabalho. Excelente sugestão para revisar ou ajudar a fixar este conteúdo.Amei mesmo. PARABÉNS!
ResponderExcluirmuito bom de mais meus filhos amaram agora eles nao param de falar as contas o que eu faço??? me ajuda pfv
ResponderExcluirAmei!!!!!
ResponderExcluirGostei muito tem com vc mim enviar pr e-mail?
ResponderExcluirGostei muito, gostaria do arquivo para imprimir...
ResponderExcluirAmei, da para vc enviar no meu email
ResponderExcluirAlexandra.hansenn@hotmail.com
Parabéns, gostei da ideia tem como me mandar o arquivo?
ResponderExcluirdenilson.alvinegro@gmail.com
Obrigado
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTem como vc enviar o arquivo no meu Gmail
ResponderExcluirbrenner.brenner.351@gmail.com
Obrigado
Teria como enviar por e-mail: gislaine.apfaria@gmail.com
ResponderExcluirObrigada.
Gostei bastante do jogo,poderia mandar no meu email:celiamsbp@hotmail.com.Obrigada.
ResponderExcluirExcelente jogo. Vou aplicar na turma de 9 ano. Parabéns!! Se possível, me envia esse jogo. E-mail: oliveiram299@gmail.com
ResponderExcluirgostei muito gostaria de ter acesso para aplicar no meu 9 ano... meu email e juliana.goncalves2011@hotmail.com por favor.. obrigada!
ResponderExcluiramei...me envia por email: gidecodoreggae@gmail.com
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirParabéns professora. Se puder compartilha os jogos em meu email: carina.bill@yahoo.com.br
ResponderExcluirParabéns, pela atividade. Você teria as respostas. Agradeço.
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