domingo, 7 de outubro de 2012

Jogo Trilha das Equações



Jogo Trilha das Equações

                Para jogar a "Trilha das Equações", precisamos de uma folha com a trilha, as 26 cartas, 1 dado e marcadores( botões, tampinhas de canetinhas, etc).
            Este jogo é para ser realizado em grupos, de preferência de 4 jogadores. Os jogadores combinam quem vai ser o primeiro e em que ordem cada um jogará. O primeiro jogador lança o dado e "anda" pela trilha, com seu marcador, o número de casas do dado. Após, observa em que número da trilha ficou seu marcador, pega a carta deste número e segue as orientações desta carta. Depois é a vez do segundo jogador e assim por diante, até que alguém alcance a "chegada". Este será o ganhador. Os outros jogadores devem continuar jogando para ver quem será o segundo, terceiro e quarto lugares.
            As cartas que já foram resolvidas por algum jogador devem voltar para o monte, pois outro jogador pode acabar "caindo" naquele mesmo número da trilha. Após o jogo, sempre é bom propor algumas atividades sobre ele, pois aquele aluno que estava "jogando só por jogar", sem pensar, acaba tendo que refletir sobre o trabalho proposto neste jogo.

Cartas:



     1)    Verifica se -2 é raiz da equação:


Se é, avança 3 casas ou, em caso negativo, permanece no lugar.


2)    A equação:


É uma equação do 2º grau? Se é, permaneça no lugar, caso contrário, avance 2 casas.


3)    Resolve a equação:

Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.


4) Resolve a equação:

Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.


5) Resolve a equação:

Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.


6) Resolve a equação:


Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.


7) A equação:

Possui um único número real como raiz. Descobre qual é e avança o mesmo número de casas desta raiz.


8) Quando
  > 0, a equação possui quantas raízes reais e diferentes? Avança o mesmo número de casas da sua resposta.


9) A equação:

Tem duas raízes reais e iguais, ou seja, um único número real, como raiz. Avança o mesmo número de casas desta raiz.



10) Resolve a equação:

Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.


11) Resolve a equação:


 
Avança o mesmo número de casas da menor raiz desta equação.


12) Resolve a equação:



Avança o mesmo número de casas da menor raiz desta equação.


13) Verifica se “ – 3” é raiz da equação;

Se é, avança 3 casas. Caso contrário, permanece no lugar.


14) Verifica se “ – 6” é raiz da equação;

Se é, avança 3 casas. Caso contrário, permanece no lugar.


15) Verifica se “ – 4” é raiz da equação;

Se é, avança 3 casas. Caso contrário, permanece no lugar.


16) É verdade que se
= 0, a equação possui 2 raízes reais e iguais, ou seja, um único número real como raiz? Se é verdade, avança 3 casas, caso contrário, permanece no lugar.


17) Resolve a equação:

Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.


18) Determina os números que somados dão “-2” e multiplicados resultam em “-8”. Avança o mesmo número de casas do maior destes números.



19) Determina os números que somados dão “1” e multiplicados resultam em “-20”. Avança o mesmo número de casas do maior destes números.


20) Verifica se “ – 5” é raiz da equação;

Se é, avança 2 casas. Caso contrário, permanece no lugar.


21) Determina os números que somados dão “6” e multiplicados resultam em “5”. Avança o mesmo número de casas do menor destes números.


22) Verifica se “ 9” é raiz da equação;

Se é, avança 2 casas. Caso contrário, permanece no lugar.


23) Resolve a equação:

Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.


24) Resolve a equação:

Avança o mesmo número de casas da menor de suas raízes.


25) Resolve a equação:

Avança o mesmo número de casas da menor de suas raízes.


26) Resolve a equação:

Avança o mesmo número de casas da sua maior raiz.



Trilha:


INÍCIO

1


2

3


4


5


10

9


8

7

6

11



12


13

14

15

16


17


22

21

20

19

18


23



24

25

26

CHEGADA










Sugestão de Atividades sobre a “Trilha das Equações do 2º Grau”:
1)      Um aluno pegou a carta que dizia: Verifica se -2 é raiz da equação:


Se é, avança 3 casas ou, em caso negativo, permanece no lugar.
Ele ficou no lugar. Ele está certo ou errado? Por quê? Prova, com teus cálculos:

2)      Um aluno pegou uma carta que dizia:
A equação:
 

é  uma equação do 2º grau? Se é, permaneça no lugar, caso contrário, avance 2 casas.
Ele avançou as 2 casas. Ele está certo ou errado? Por quê?

3)      Um aluno pegou uma carta que dizia: Resolve a equação:


Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.
Ele avançou 5 casas. Ele está certo ou errado? Quais são as raízes desta equação?

4)      Um aluno pegou a carta que dizia: Resolve a equação:
Soma as suas raízes e avança tantas casas quanto a resposta desta soma.
Ele avançou 2 casas. Ele está certo ou errado? Quais são as raízes desta equação?

5)      Um aluno pegou a carta que dizia:
Quando o > 0, a equação possui quantas raízes reais e diferentes? Avança o mesmo número de casas da sua resposta.
Ele andou 1 casa. Ele está certo ou errado? Por quê?

6)      Um aluno pegou a carta que dizia: Resolve a equação:
      Avança o mesmo número de casas da sua maior raiz.
      Ele não sabia o que iria fazer porque sua resposta foi x=1/2. Ele está certo ou    errado? Por quê?

7)      Um aluno pegou a carta que dizia:
      É verdade que se = 0, a equação possui 2 raízes reais e iguais, ou seja, um      único número real como raiz? Se é verdade, avança 3 casas, caso contrário,      permanece no lugar.
      Ele avançou permaneceu no lugar. Ele está certo ou errado? Por quê?

8)      Um aluno pegou a carta que dizia:
Determina os números que somados dão “1” e multiplicados resultam em        “-20”. Avança o mesmo número de casas do maior destes números.
Ele avançou 5 casas. Ele está certo ou errado? Por quê?

Atividades elaboradas por Leila de Souza Mello

18 comentários:

  1. Amei seus trabalhos tem como enviar para meu emeio

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu trabalho. Excelente sugestão para revisar ou ajudar a fixar este conteúdo.Amei mesmo. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  3. muito bom de mais meus filhos amaram agora eles nao param de falar as contas o que eu faço??? me ajuda pfv

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito tem com vc mim enviar pr e-mail?

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito, gostaria do arquivo para imprimir...

    ResponderExcluir
  6. Amei, da para vc enviar no meu email
    Alexandra.hansenn@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, gostei da ideia tem como me mandar o arquivo?
    denilson.alvinegro@gmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Tem como vc enviar o arquivo no meu Gmail

    brenner.brenner.351@gmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Teria como enviar por e-mail: gislaine.apfaria@gmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante do jogo,poderia mandar no meu email:celiamsbp@hotmail.com.Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Excelente jogo. Vou aplicar na turma de 9 ano. Parabéns!! Se possível, me envia esse jogo. E-mail: oliveiram299@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. gostei muito gostaria de ter acesso para aplicar no meu 9 ano... meu email e juliana.goncalves2011@hotmail.com por favor.. obrigada!

    ResponderExcluir
  14. amei...me envia por email: gidecodoreggae@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Parabéns professora. Se puder compartilha os jogos em meu email: carina.bill@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  16. Parabéns, pela atividade. Você teria as respostas. Agradeço.

    ResponderExcluir