sábado, 6 de outubro de 2012

Sugestões de Atividades com o Tentângulo

OBS: Sugiro que peçam para os alunos fazerem, ao todo, 6 triângulos pequenos, 2 trapézios e 3 losangos, para trabalhar com as seguintes atividades:
            1) As peças do Tentângulo são polígonos. Escreve o nome de cada uma delas:
            2) Usando todas as peças, sem sobrepô-las, forma um desenho:
            3) Toma o triângulo pequeno como unidade de medida, para responder: quantos triângulos têm:
            - no losango?
            - no hexágono irregular?
            - no hexágono regular?
            - no triângulo grande?
            - no trapézio?
            - no paralelogramo?
            4) Toma o losango como unidade de medida para responder: quantos losangos têm:
            - no triângulo pequeno?
            - no hexágono irregular?
            - no hexágono regular?
            - no triângulo grande?
            - no trapézio?
            - no paralelogramo?
            OBS: Durante esta atividade, ao verificarmos quantos losangos têm no trapézio, os alunos dirão que cabem 1 losango inteiro e mais a metade de um losango. Então já estamos trabalhando com a definição de número misto.
            5) Tomando o hexágono regular como inteiro, responde: que fração:
            - o triângulo menor representa?
            - e o losango?
            - e o trapézio?
            - e o triângulo maior?
            - e o paralelogramo?
            - e o hexágono irregular?
            OBS: Durante esta atividade, os alunos poderão dar diferentes respostas certas para as mesmas perguntas, pois:
            - o triângulo grande, o paralelogramo e o hexágono irregular podem ser representados por 2/3 ou 4/6;
            - o losango pode ser representado por 1/3 ou 2/6;
            - o trapézio pode ser representado por ½ ou 3/6.
            Então aqui já estamos trabalhando com a definição de frações equivalentes e podemos questionar como podemos obter uma fração equivalente à outra.
            6) Toma o hexágono irregular e o trapézio. Compara-os. São do mesmo tamanho ou um deles é maior? Escreve as frações que eles representam, comparando-as. (Não esquece do m.m.c., se for necessário!)
            7) Compara o hexágono irregular e o paralelogramo. São do mesmo tamanho ou um deles é maior? Escreve as frações que eles representam, comparando-as. (Não esquece do m.m.c., se for necessário!)
            8) Compara o hexágono irregular e o triângulo grande. São do mesmo tamanho ou um deles é maior? Escreve as frações que eles representam, comparando-as. (Não esquece do m.m.c., se for necessário!)
            9) Compara o hexágono irregular e o losango. São do mesmo tamanho ou um deles é maior? Escreve as frações que eles representam, comparando-as. (Não esquece do m.m.c., se for necessário!)
            10) Compara o hexágono irregular e o triângulo pequeno. São do mesmo tamanho ou um deles é maior? Escreve as frações que eles representam, comparando-as. (Não esquece do m.m.c., se for necessário!)
            11) Então, quais são as peças do Tentângulo que possuem mesma área (tamanho)?
            OBS: Aqui, além da definição da área, pode-se descobrir algumas de suas fórmulas.   
            12) Tomando o hexágono regular como inteiro, que frações o losango e o triângulo pequeno representam? Se somarmos estas frações, ou seja, se somarmos o losango e o triângulo pequeno, que fração obteremos? (junte-os e sobreponha-os no hexágono regular para responder) Existe outra maneira de chegar a esse resultado? Tenta somar estas frações, após transformá-las num denominador comum (através do m.m.c.).
            13) Tomando o hexágono regular como inteiro, que frações o losango e o hexágono irregular representam? Se somarmos estas frações, ou seja, se somarmos o losango e o hexágono irregular, que fração obteremos? (junte-os e sobreponha-os no hexágono regular para responder) Existe outra maneira de chegar a esse resultado? Tenta somar estas frações, após transformá-las num denominador comum (através do m.m.c.).
            14) Tomando o hexágono regular como inteiro, que frações o losango e o trapézio representam? Se somarmos estas frações, ou seja, se somarmos o losango e o trapézio, que fração obteremos? (junte-os e sobreponha-os no hexágono regular para responder) Existe outra maneira de chegar a esse resultado? Tenta somar estas frações, após transformá-las num denominador comum (através do m.m.c.).
            15) Tomando o hexágono regular como inteiro, que frações o trapézio e o triângulo pequeno representam? Se somarmos estas frações, ou seja, se somarmos o trapézio e o triângulo pequeno, que fração obteremos? (junte-os e sobreponha-os no hexágono regular para responder) Existe outra maneira de chegar a esse resultado? Tenta somar estas frações, após transformá-las num denominador comum (através do m.m.c.).
           
            16) Tomando o hexágono regular como inteiro, que frações o hexágono irregular e o trapézio representam? Se subtrairmos do hexágono irregular o espaço de um trapézio, que fração obteremos? (usa as peças do Tentângulo para te ajudar a responder). Existe outra maneira de chegar a esse resultado? Tenta subtrair estas frações, após transformá-las num denominador comum (através do m.m.c.).
            17) Tomando o hexágono regular como inteiro, que frações o hexágono irregular e o losango representam? Se subtrairmos do hexágono irregular o espaço de um losango, que fração obteremos? (usa as peças do Tentângulo para te ajudar a responder). Existe outra maneira de chegar a esse resultado? Tenta subtrair estas frações, após transformá-las num denominador comum (através do m.m.c.).
            18) Tomando o hexágono regular como inteiro, que frações o trapézio e o losango representam? Se subtrairmos do trapézio o espaço de um losango, que fração obteremos? (usa as peças do Tentângulo para te ajudar a responder). Existe outra maneira de chegar a esse resultado? Tenta subtrair estas frações, após transformá-las num denominador comum (através do m.m.c.).
            19) Tomando o hexágono regular como inteiro, que frações o paralelogramo e o losango representam? Se subtrairmos do paralelogramo o espaço de um losango, que fração obteremos? (usa as peças do Tentângulo para te ajudar a responder). Existe outra maneira de chegar a esse resultado? Tenta subtrair estas frações, após transformá-las num denominador comum (através do m.m.c.).
            20) Da mesma forma, soma o hexágono irregular com o trapézio:
            OBS: Nesta questão e nas seguintes aparecerão números mistos.
            21) Da mesma forma, soma o trapézio com o triângulo grande:
            22) Da mesma forma soma o hexágono irregular com o paralelogramo:
           
            23) Da mesma forma, soma o triângulo grande com o paralelogramo:
                                                                                          Atividades elaboradas por Leila de Souza Mello

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