OBS: Sugiro que peçam para os alunos fazerem, ao todo, 6
triângulos pequenos, 2 trapézios e 3 losangos, para trabalhar com as seguintes
atividades:
1)
As peças do Tentângulo são polígonos. Escreve o nome de cada uma delas:
2)
Usando todas as peças, sem sobrepô-las, forma um desenho:
3)
Toma o triângulo pequeno como unidade de medida, para responder: quantos
triângulos têm:
-
no losango?
-
no hexágono irregular?
-
no hexágono regular?
-
no triângulo grande?
-
no trapézio?
-
no paralelogramo?
4)
Toma o losango como unidade de medida para responder: quantos losangos têm:
-
no triângulo pequeno?
-
no hexágono irregular?
-
no hexágono regular?
-
no triângulo grande?
-
no trapézio?
-
no paralelogramo?
OBS:
Durante esta atividade, ao verificarmos quantos losangos têm no trapézio, os
alunos dirão que cabem 1 losango inteiro e mais a metade de um losango. Então
já estamos trabalhando com a definição de número misto.
5)
Tomando o hexágono regular como inteiro, responde: que fração:
-
o triângulo menor representa?
-
e o losango?
-
e o trapézio?
-
e o triângulo maior?
-
e o paralelogramo?
-
e o hexágono irregular?
OBS:
Durante esta atividade, os alunos poderão dar diferentes respostas certas para
as mesmas perguntas, pois:
- o
triângulo grande, o paralelogramo e o hexágono irregular podem ser
representados por 2/3 ou 4/6;
- o losango
pode ser representado por 1/3 ou 2/6;
- o
trapézio pode ser representado por ½ ou 3/6.
Então aqui
já estamos trabalhando com a definição de frações equivalentes e podemos
questionar como podemos obter uma fração equivalente à outra.
6) Toma o
hexágono irregular e o trapézio. Compara-os. São do mesmo tamanho ou um deles é
maior? Escreve as frações que eles representam, comparando-as. (Não esquece do
m.m.c., se for necessário!)
7) Compara
o hexágono irregular e o paralelogramo. São do mesmo tamanho ou um deles é
maior? Escreve as frações que eles representam, comparando-as. (Não esquece do
m.m.c., se for necessário!)
8) Compara
o hexágono irregular e o triângulo grande. São do mesmo tamanho ou um deles é
maior? Escreve as frações que eles representam, comparando-as. (Não esquece do
m.m.c., se for necessário!)
9) Compara
o hexágono irregular e o losango. São do mesmo tamanho ou um deles é maior? Escreve
as frações que eles representam, comparando-as. (Não esquece do m.m.c., se for
necessário!)
10) Compara
o hexágono irregular e o triângulo pequeno. São do mesmo tamanho ou um deles é
maior? Escreve as frações que eles representam, comparando-as. (Não esquece do
m.m.c., se for necessário!)
11) Então,
quais são as peças do Tentângulo que possuem mesma área (tamanho)?
OBS: Aqui,
além da definição da área, pode-se descobrir algumas de suas fórmulas.
12) Tomando o hexágono regular como
inteiro, que frações o losango e o triângulo pequeno representam? Se somarmos
estas frações, ou seja, se somarmos o losango e o triângulo pequeno, que fração
obteremos? (junte-os e sobreponha-os no hexágono regular para responder) Existe
outra maneira de chegar a esse resultado? Tenta somar estas frações, após
transformá-las num denominador comum (através do m.m.c.).
13) Tomando o hexágono regular como
inteiro, que frações o losango e o hexágono irregular representam? Se somarmos
estas frações, ou seja, se somarmos o losango e o hexágono irregular, que
fração obteremos? (junte-os e sobreponha-os no hexágono regular para responder)
Existe outra maneira de chegar a esse resultado? Tenta somar estas frações, após
transformá-las num denominador comum (através do m.m.c.).
14) Tomando o hexágono regular como
inteiro, que frações o losango e o trapézio representam? Se somarmos estas
frações, ou seja, se somarmos o losango e o trapézio, que fração obteremos?
(junte-os e sobreponha-os no hexágono regular para responder) Existe outra
maneira de chegar a esse resultado? Tenta somar estas frações, após
transformá-las num denominador comum (através do m.m.c.).
15) Tomando o hexágono regular como
inteiro, que frações o trapézio e o triângulo pequeno representam? Se somarmos
estas frações, ou seja, se somarmos o trapézio e o triângulo pequeno, que
fração obteremos? (junte-os e sobreponha-os no hexágono regular para responder)
Existe outra maneira de chegar a esse resultado? Tenta somar estas frações,
após transformá-las num denominador comum (através do m.m.c.).
16) Tomando o hexágono regular como
inteiro, que frações o hexágono irregular e o trapézio representam? Se subtrairmos
do hexágono irregular o espaço de um trapézio, que fração obteremos? (usa as
peças do Tentângulo para te ajudar a responder). Existe outra maneira de chegar
a esse resultado? Tenta subtrair estas frações, após transformá-las num
denominador comum (através do m.m.c.).
17) Tomando o hexágono regular como
inteiro, que frações o hexágono irregular e o losango representam? Se subtrairmos
do hexágono irregular o espaço de um losango, que fração obteremos? (usa as
peças do Tentângulo para te ajudar a responder). Existe outra maneira de chegar
a esse resultado? Tenta subtrair estas frações, após transformá-las num
denominador comum (através do m.m.c.).
18) Tomando o hexágono regular como
inteiro, que frações o trapézio e o losango representam? Se subtrairmos do
trapézio o espaço de um losango, que fração obteremos? (usa as peças do
Tentângulo para te ajudar a responder). Existe outra maneira de chegar a esse
resultado? Tenta subtrair estas frações, após transformá-las num denominador
comum (através do m.m.c.).
19) Tomando o hexágono regular como
inteiro, que frações o paralelogramo e o losango representam? Se subtrairmos do
paralelogramo o espaço de um losango, que fração obteremos? (usa as peças do
Tentângulo para te ajudar a responder). Existe outra maneira de chegar a esse
resultado? Tenta subtrair estas frações, após transformá-las num denominador
comum (através do m.m.c.).
20) Da mesma forma, soma o hexágono
irregular com o trapézio:
OBS: Nesta questão e nas seguintes
aparecerão números mistos.
21) Da mesma forma, soma o trapézio
com o triângulo grande:
22) Da mesma forma soma o hexágono
irregular com o paralelogramo:
23) Da mesma forma, soma o triângulo
grande com o paralelogramo:
Atividades elaboradas por Leila de Souza Mello
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