Editora: Paulinas
Ano: 2011
Páginas: 24
Gênero: Infanto-Juvenil/ Paradidático
Resenha por: Leila
Nota: ★★★★ + ♥♥
Nota: ★★★★ + ♥♥
Esta é uma brincadeira matemática sobre o valor posicional dos algarismos. Conta a divertida história de quando os números resolvem fazer o que bem entendem. E acabam criando a maior confusão...
Recomendaria este livro aos professores e professoras de estudantes pequenos, dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Sua linguagem é bem simples e contém ilustrações para auxiliar seu entendimento.
Começa falando sobre Júlia, que está doente, e os números do caderno de Matemática, que estavam cansados de ficarem trancados numa gaveta, pois a menina não estava indo a escola, por estar debilitada.
Neste momento, os algarismos começam a conversar, falam de algumas de suas características, brincam, revoltam-se, descordam, brigam...
Então, a menina melhora e resolve pegar seu caderno para fazer suas tarefas. Encontra um problema, pensa, decide e começa a escrever as contas que precisa realizar. Mas os números, revoltados, tinham decidido trocar suas posições. A menina se assusta ao ver que tinha escrito de uma maneira, mas na hora que foi ler, os números estavam invertidos! Pensou que estava com febre e começava a delirar!
A mãe de Júlia entrou no seu quarto para ver como estava a menina e ficou preocupada com seu relato. Resolveu "ajudá-la", pegou o lápis e escreveu a conta. Quando foi ver, ficou atrapalhada! Não foi isto que tinha escrito! Pensou que, como Júlia, poderia estar com febre!
Resolvem tomar um leitinho com o medicamento, conversam, distraem-se antes de voltar para a tarefa.
Será que os números irão continuar revoltados, trocando de lugar e enlouquecendo Júlia e sua mãe? Como terminar a tarefa corretamente desta maneira? O que vocês pensam que vai acontecer?
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