quarta-feira, 8 de abril de 2015

Frações sem mistérios

Autor: Luzia Faraco Ramos
Editora: Ática
Ano: 2001
Páginas: 112
Gênero: Paradidático- Infanto-Juvenil
Resenha por: Leila
Nota: ★★★ + 
Paixões não reveladas, um misterioso carro preto que aparece em todos os lugares, movimentos estranhos numa chácara abandonada... essas são algumas das aventuras vividas por Lino, Alice, Taís e Beto enquanto aprendem os conceitos de frações. Frações sem mistérios é um livro da série A descoberta da Matemática. Esta coleção desenvolve conteúdos matemáticos do 6º ao 9º anos em histórias para o leitor adolescente.

Adorei Frações sem mistérios! Ele conta especialmente a história de Lino e seus amigos.
Lino é um jovem que, além de estudar, trabalha com seu tio numa pizzaria. Desconfia que um misterioso carro preto o segue quando sai do trabalho e retorna a sua casa. Quem teria interesse de o seguir? O que queriam dele? Também mostra o caso de uma chácara que estava abandonada, mas de repente a turma começa a ver luzes acesas, fumaça na chaminé e ficam intrigados com isto! Fantasma ou invasão? E o que será mais assustador? E é claro, também narra paixões não correspondidas e começo de namoro. E quem não aprecia um romance?
Mas, o mais legal é a metodologia usada pelo professor de matemática, o Daniel. A turma toda é apaixonada por ele! Daniel faz com que os estudantes sejam "autores do saber". Ele contextualiza os conteúdos, associa-os com o dia a dia, provoca e orienta os estudantes, que acabam redescobrindo os conteúdos de matemática. Eles compartilham suas conclusões, testam hipóteses e comemoram muito a cada nova descoberta! O problema é que um trabalho assim, acaba saindo do tradicional, chama a atenção e causa um barulho... Por conta disso, o diretor da Escola o adverte, mas como ele acredita no seu método de ensino e percebe os excelentes resultados, resolve continuar a desenvolver seu trabalho. Mas tudo tem um preço... E Daniel é demitido. O que você pensa que vai acontecer na Escola? Os estudantes irão se conformar com a decisão do diretor? Será possível reverter esta situação?
Um ótimo livro para ser trabalhado com sua turma. A história é ilustrada com desenhos coloridos, inclui resumos dos conceitos matemáticos, dicas e curiosidades sobre a matemática, num mini almanaque, e um encarte com atividades e desafios.
Aproveite!

0 comentários:

Postar um comentário