Muitas vezes não sabemos qual é o material mais adequado para utilizarmos em sala de aula e facilitar a compreensão da construção do número e do Sistema de Numeração Decimal pelos estudantes.
Alguns estudiosos concluíram que, enquanto o sujeito ainda não conserva a quantidade, o mais apropriado é fornecer materiais não-estruturados, como palitos, tampinhas, canudos, entre outros. Questioná-los se imaginam uma estratégia para não se perderem na contagem e estimular a formação de grupos como facilitadora do processo, também é necessário. Deixar que pensem na vantagem de todos os grupos terem a mesma quantidade e depois chegar na construção de grupos de 10, pela prática tão usual da utilização dos dedos das mãos em cálculos e mesmo em contagens.
O material dourado é estruturado, por isto é mais adequado a partir do momento em que o estudante já tem a conservação de quantidade, pois de que adianta mostrar a barrinha se a cada momento é necessário que ele verifique se ela contém mesmo 10 unidades?
Fazendo todo este percurso, o estudante compreenderá melhor o número e suas operações, mas o nosso Sistema de Numeração Decimal é muito complexo e ainda será necessário perceber o valor posicional, pois quando estamos falando de grupos, tanto faz dizer 2 grupos e um solto ou um solto e 2 grupos, mas na hora da escrita, 21 é diferente de 12... Então precisam incorporar vários conceitos, não é tão simples e fica mais difícil se dissermos que é assim porque é! Precisamos que eles re-construam, para que compreendam.
O Ábaco é recomendado após entenderem bem estas posições, pois precisam enxergar 1 conta no pino das dezenas e entender que aquela conta, naquela posição, significa que tenho 10 unidades. E isto é muito complexo e abstrato para os estudantes, principalmente nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
Na reportagem abaixo, mais algumas reflexões:
Bom dia. Muito obrigado pela dica. Estou tentando ensinar minha filha agora (year 1) e realmente imaginei como seria a construção destes grupos na cabeçinha dela. Acho que o ábaco, por ora, ainda seria muito abstrato. Outro problema que enfrento é fazê-la entender que ao adicionar uma ou mais unidades a um grupo, ela tem que continuar a contagem de onde parou, e não recomeçar a contar tudo de novo, um a um.
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